Animais incríveis – parte 2

Tillamook Cheddarm, o cão: Animal pintor mais bem sucedido do mundo.

Tillamook Cheddarm é um Terrier da raça Jack Russel do Brooklyn, Nova Iorque. Muldialmente conhecido como o artista canino de maior sucesso, ela (sim, é uma cadela) já teve 17 exposições bem sucedidas de seus quadros nos Estados Unidos e Europa. Tillie, como é chamada, tem 8 anos de idade.

Tillie. A cadelinha pintora mais bem sucedida do mundo.

Tillie. A cadelinha pintora mais bem sucedida do mundo.

Em julho de 2005, a artista deu luz a 6 filhotes saudáveis. Um de seus filhos, Doc Chinook Strongheart Cheddar, continua a morar com ela. Nem de longe Doc seguiu os dotes artísticos de sua mãe. Sua primeira biografia oficial, Retrato de um Cão como um Jovem Artista, de F. Bowman Hastie III, foi publicada pela Sasquatch Books em 2006.

O processo primário da artista é uma técnica dinâmica de transferência de cores. Na preparação de cada trabalho de Tillie, sua assistente monta um dispositivo de gravação sensível ao toque afixando um tecido coberto por pigmentos a uma folha de papel litográfico em cima de uma folha grossa fosca. A artista pega com a boca a “lona” preparada e a leva para o seu local de trabalho. Trabalhando na superfície exterior, ela aplica pressão com os dentes e com as garras em um ritual metódico marcado por turnos dramáticos de tempo e intensidade. As agudas e abarcadoras  linhas de interseção resultantes completam as impressões da delicada pata da artista e sutis impressões da língua, compondo uma imagem expressionista que é revelada no papel que fica por baixo, quando ela termina. Ela trabalha com uma intensidade tão grande ao ponto de às vezes destruir suas próprias criações.

Veja o site da Tillie aqui.

 

Alex, o papagaio: podia contar até 6, identificar cores e mesmo exprimir frustração.

Alex (1976 – 06 de setembro de 2007) era um papagaio cinza africano e o objeto de experimentação de 30 anos (1976-2006) pela psicóloga de animais Irene Pepperberg, inicialmente na Universidade do Arizona e mais tarde na Universidade Harvard e Brandeis. Peppergerg comprou Alex em uma loja de animais de estimação quando ele tinha aproximadamente 1 ano de idade. O nome Alex é, na verdade, um acrônimo de Experimento de Aprendizagem Aviário (Avian Learning EXperiment).

Alex. A ave mais inteligente do mundo.

Alex. A ave mais inteligente do mundo.

Antes do trabalho de Pepperberg, era amplamente aceito na comunidade científica que os pássaros não eram inteligentes e poderiam somente usar palavras imitando, mas os sucessos de Alex indicou que os pássaros poderiam ser capazes de raciocinar em um nível básico e usar palavras criativamente. Pepperberg escreveu que a inteligência de Alex era similar à dos golfinhos e dos grandes macacos. Ela também notou que Alex tinha a inteligência de um humano de 5 anos de idade e que não tinha alcançado toda a sua pontencialidade quando ele morreu. Ela também disse que Alex tinha nível emocional de um humano de 2 anos de idade na época de sua morte.

A morte de Alex pegou todo mundo de surpresa; o tempo médio de vida de um papagaio cinza africano é de 50 anos. Ele aparentava estar bem de saúde no dia anterior, e foi encontrado morte pela manhã. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Alex, “Alex estava em boas condições de saúde em seu mais recente check up (duas semanas antes dele morrer). De acordo com o veterinário que dez a necropsia, não havia nenhuma causa óbvia de sua morte”. Segundo Pepperberg, a perda de Alex não irá parar as pesquisas, mas terá um profundo impacto nelas. O laboratório tem outros 2 pássaros, mas suas habilidades não chegam nem de perto das de Alex.

No dia 4 de outubro de 2007, a Fundação Alex divulgou uma nota dos resultados da Patologia dizendo que Alex tinha morrido rapidamente devido a arteriosclerose.

Esta série irá continuar em breve.

(Fonte: oddee.com)

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s