Animais incríveis – Final

Washoe, a chimpanzé: conhecia a linguagem de sinais

Washoe - Sabia a linguagem humana de sinais, usada por surdos e mudos

Washoe – Sabia a linguagem humana de sinais, usada por surdos e mudos

Washoe (meados de setembro de 1965 – 30 de outubro de 2007) era uma chimpanzé que foi o primeiro não-humano a aprender a Linguagem de Sinais Americana (LSA). Ela também passou o seu conhecimento para outros três chimpanzés, Louis, Tatu e Dar. Como parte de um experimento de pesquisa sobre a aquisição de linguagem animal, Washoe desenvolveu uma modesta habilidade de se comunicar com os humanos usando a LSA. O nome dela vem da cidade de Washoe, Nevada, EUA, onde ela cresceu e foi ensinada a usar a LSA. Washoe vivia na Central Washington University (CWU) desde 1980. Em 31 de outubro de 2007, os diretores do Instituto de Comunicação entre Chimpanzés e Humanos do campus da CWU anunciaram que ela tinha falecido no dia anterior.

 

Oliver, o “humanzé”: um híbrido humano-chimpanzé

Oliver - Um hibrido de humano com chimpanzé

Oliver – Um híbrido de humano com chimpanzé

Oliver foi adquirido novo (cerca de 2 anos de idade) no começo dos anos 1970 pelos treinadores Frank e Janet Berger. Supostamente, o chimpanzé tinha sido capturado na República Democrática do Congo (Zaire naquela época). Algumas evidências físicas e comportamentais levaram os Bergers a acreditar que Oliver era uma criatura diferente de um chimpanzé, talvez um híbrido de humano com chimpanzé: Oliver tinha uma face mais reta do que seus companheiros chimpanzés (como seus dentes frontais foram removidos quando ele era jovem, ele não desenvolveu uma mandíbula exagerada); Oliver geralmente caminhava sobre dois pés (antes dele sofrer de artrite), nunca andando sobre os nós dos dedos, como os deamis chimpanzés; e Oliver parece ter preferido mulheres do que as chimpanzés fêmeas. Durante um recente especial do Discovery Channel, a própria Janet Berger comentou que Oliver tinha atrações por ela desde quando ele completou 16 anos. Ele tentou montar e copular com ela. Depois de diversas tentativas, ficou claro que Oliver era uma ameaça para Janet e tinha que ser vendido. Ainda mais, Oliver não era brincalhão como os outros chimpanzés, os quais o evitavam, além disso, algumas pessoas comentaram que ele não tinha o odor comum dos demais chimpanzés.

 

Cacareco, o rinoceronte: ganhou a eleição para vereador de São Paulo com 100 mil votos

Cacareco - Foi eleito vereador em São Paulo em 1958, mas não deixaram ele tomar posse

Cacareco – Foi eleito vereador em São Paulo em 1958, mas não deixaram ele tomar posse

Cacareco, um rinoceronte do zoológico de São Paulo foi candidato a vereador para a eleição de 1958 como forma de protesto contra a corrupção política. Obviamente que a Justiça Eleitoral não aceitou a candidatura de Cacareco, mas mesmo assim 100 mil eleitores votaram nele, mais do que qualquer outro candidato na mesma eleição (a qual, por sinal, foi marcada pelo grande número de abstenção).

(Fonte: oddee.com)

Anúncios

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s