Cinco mistérios do Universo

Mesmo hoje em dia existem fenômenos científicos que desafiam a explicação. Se fossem resolvidos, levariam o homem a um grande passo à frente. Então, quais são os grandes mistérios e quais revoluções científicas eles poderiam trazer? Michael Brooks, que é consultor da revista New Scientist, listou 5 dos quais ele acha mais desafiantes.

Johns Hopkins University/Esa/Nasa

Um anel de Matéria escura no aglomerado de galáxias Cl 0024+17. Cerca de 96% do Universo é energia escura ou matéria escura. Foto: John Hopkins University/ESA/NASA

1 – O Universo perdido

Tudo no Universo ou é massa ou energia, mas não existe quantidade suficiente de cada um. Os cientistas acham que 96% do Universo está perdido ou faltando. Eles inventaram nomes para o que está faltando: energia escura e matéria escura. Mas isso não nos diz nada a respeito deles. E não quer dizer que eles não sejam importantes: a energia escura está criando continuamente novos retalhos de espaço e tempo, enquanto a matéria escura parece estar mantendo todas as galáxias juntas. Não é de se admirar que os cosmologistas estão procurando pistas de seu paradeiro.

A vida é um grande mistério. Em todos os sentidos

A vida é um grande mistério. Em todos os sentidos

2 – Vida

Sei que você acha que vida é muito mais do que um aglomerado de moléculas, mas por quê? Na próxima vez que você ver uma árvore, pergunte-se porque aquela está viva e a madeira de sua mesa de jantar não está. O fenômeno que chamamos vida é algo que os biologistas já quase desistiram de tentar definir – ao invés disso eles estão investigando maneiras de fazer com que diferentes combinações de moléculas tornem-se vivas, e a melhor esperança disso foi o que, em termos químicos, chamaríamos de detergente (!).

Por quê as coisas morrem?

Por quê as coisas morrem?

3 – Morte

Aqui está o outro lado da história: em biologia, eventualmente as coisas morrem, mas não existem até hoje boas explicações de porque isso ocorre. Existem insinuações de que ligando e desligando os genes se controlaria o envelhecimento, mas se esta teoria estiver correta, aqueles botões que ligam e desligam os genes não deveriam ter sobrevivido à Seleção Natural. Então existe o argumento que o acúmulo de falhas nos genes nos levariam à morte. Porém existe um monte de baleias e tartarugas que parecem envelhecer ridiculamente devagar. Claro que, se conseguirmos descobrir o mecanismo que proporciona essa longevidade, seria ótima notícia para o futuro do ser humano (e talvez para o planeta inteiro).

Sexo é bom, porém um forma ineficiente de reprodução.

Sexo é bom, porém um forma ineficiente de reprodução.

4 – Sexo

Charles Darwin foi pai de cerca de 10 filhos, mas ele não conseguia entender porque quase tudo em biologia prefere a reprodução sexuada do que a clonagem assexuada. O sexo, do ponto de vista biológico, é uma maneira extremamente ineficiente de reprodução! A sugestão de que a mistura e troca de genes na reprodução sexuada nos capacita para lidarmos com as mudanças do meio-ambiente parece plausível, mas as evidências que confirmam isso são escassas, senão inexistentes. No momento, a atividade sexual somente parece existir para dar aos machos algum papel na vida.

Nosso cérebro nos controla

Nosso cérebro nos controla

5 – Livre arbítrio

Se você quiser manter sua sanidade, pare de ler agora! Os neurocientistas estão quase convencidos de que o livre arbítrio é uma ilusão. As experiências desses cientistas mostram que nossos cérebros nos permite achar que controlamos nossos corpos, mas os nossos movimentos começam ANTES que façamos uma decisão consciente para que eles se movam. Alguns pesquisadores já foram chamados em júri para testemunhar que os acusados não foram culpados por qualquer coisa que eles fizeram. Uma Justiça futura pavorosa nos aguarda.

(Fonte: Guardian)

Anúncios

10 Comentários

  1. A cosmologia, a exobiologia e as ciências ligadas a exploração espacial são fascinantes e fantásticas ao mesmo tempo. Coisa para se debruçar sobre livros e enlouquecer. E eu adoro.

  2. Saiu no Telegraph esta semana que cerca de 38.900 planetas, somente em nossa galáxia, podem ser habitados por uma civilização capaz de tecnologias iguais ou superiores à nossa. Creio que muito em breve faremos contato. Isso me lembrou o filme Contatos, escrito por Carl Sagan. Obrigado pelo comentário, Arthurius.

  3. É IRMAO OS NOSSOS TEMPOS ESTAO ACABANDO E É PRECISO ACEITAR JESSUS EM NOSSAS VIDAS

    Á PAZ

  4. Vlw, Phelipe. Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre.

  5. Eu tenho muitas dúvidas tbm sobre a nossa vida, mas eu percebi que se nós formos atras dessas respostas, ficamos completamente loucos. da mesma forma fico maravilhado com tanta informação. ótimo post!

  6. Correr atrás de respostas faz parte de nossa natureza. De repente, sejamos a própria resposta. Obrigado pela visita ao blog, Luiz.

  7. Olha, falando em vida eu estava querendo abre sobre esse femomeno q foi o seujimento dos seres humanos, eu sou contra a loucuras q dizem na biblia, e esses fieis so vevem dizendo q tudo foi criado por “DEUS”, e eu para na hora de uns conversas, ou melhor dizer debates queria sabre, para quando eles perguntar eu ter o que dizer, é a primeira pergunta q eles fazer.
    Caso alguem tenha algo mande-me um email: rodrrigo_ml@hotmail.com.

  8. Rodrigo, obrigado por sua visita ao Blog.
    Com relação à sua exposição, tudo é uma questão de fé. Uns crêem na ciência, outros em Deus ou em qualquer outra entidade no plano metafísico. Alguns outros, poucos, crêem nos dois. São chamados de agnósticos.
    Depende relamente do que você procura ou crê.
    Abração.

  9. oiiii eu queria saber se thauan gosta de min

  10. Quem sabe, Lorena? Pergunta pra ele….
    Obrigado pela visita e volte sempre.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s