Incríveis cemitérios de objetos

Com a produção em massa de objetos de uso, passando o tempo muitos dos objetos vão se tornando obsoletos rapidamente, e, consequentemente, os dispomos no lixo, trocando por mais novos. E isso vale para todos os tipos de objetos, tendo em vista que a nova religião institucionalizada do consumismo nos urge a assim agir. E quanto a grandes objetos, tais como navios, aviões e outras coisinhas como essas? Para onde vão?

Segue abaixo alguns dos cemitérios mais inusitados que existem.

1 – Cemitério de aeronaves (Arizona, Estados Unidos)

aircraftO Cemitério de Aviões da Força Aérea Americana situa-se perto da Base da Força Aérea de Davis Monthan, em Tucson, no Arizona. Para quem não conhecia, é algo incrível de se ver. É difícil de se compreender o tamanho do “Cemitério”. O número de aviões ali estocado e a precisão como estão organizados é impressionante. Uma coisa importante de se frisar é que todos eles são capazes de retornar à ativa se uma necessidade aparecer. Tanto o Museu quanto o “Cemitério” são atrações muito populares no deserto do Arizona. 

2 – Cemitério de Trens (Uyuni, Bolívia)

trainsNo sudoeste da Bolívia, fica um lugar onde parece que todas as cansadas e antigas locomotivas do país se reuniram na imensidão para dar seu último suspiro. Este gigantesco Cemitério de Trens – completamente lotado de carcaças ocas e esqueléticas de velhas locomotivas a muito tempo esquecidas – está situado à beira do deserto no altiplano dos Andes, a 3.670m de altitude, perto de um pequeno estreposto Uyuni.

3 – Cemitério de navios (Nouadhibou, Mauritânia)

ship2

A cidade de Nouadhibou é a segunda maior cidade da Mauritânia, e o local de um dos maiores Cemitério de Barcos e Navios do mundo. Centenas de navios e barcos enferrujados podem ser vistos por todos os lados, tanto no mar quanto na praia.

Esse fenômeno teve início nos anos de 1980, com a nacionalização da indústria pesqueira da Mauritânia. Assim, numeroso barcos pesqueiros que não davam retorno econômico, simplesmente foram abandonados lá. Os proprietários de navios e barcos estrangeiros, mais tarde, descobriram ser muito conveniente livrar-se de seus antigos barcos naquela baía.

4 – Cemitério de tanques soviéticos (Kabul, Afeganistão)

tanksNos arredores de Kabul, capital do Afeganistão, existe uma enorme coleção de veículos de batalha soviéticos abandonados e deixados para trás depois de uma gigantesca falha na ocupação militar do país nos anos de 1970 e 1980. Os soviéticos deixaram o país rapidamente e não se importaram em encontrar uma maneira de levar seus veículos quebrados paara casa. Assim, eles se encontram meio destrinchados e grafitados atualmente. O Governo Afegão tem poucas unidades de reciclagem, de forma que este Cemitério de Tanques permanecerá onde está por muitos anos como uma lembrança da invasão russa.

5 – Cemitério das Âncoras (Ilha Tavira, Portugal)

anchorEntre as dunas da ilha Tavira, Portugal, há uma impressionante coleção de âncoras no local denominado Cemitério das Âncoras. Foi construído em memória da gloriosa tradição da pesca de atum com armações de rede, fixadas com essas âncoras, uma técnica pesqueira inventada pelos fenícios. A ilha de Tavira foi um local dedicado à pesca de atum. Eles construíram esse cemitèrio de âncoras para aqueles que tiveram de desistir de sua profissão quando os grandes peixes deixaram aquela região.

6 – Cemitério de máquinas automáticas (Tamamura, Gunma-ken, Japão)

vendingLocalizado em Tamamura, Gunma-ken, Japão, este Cemitério de Máquinas Automáticas nos lembra do problema ambiental que elas são, tendo em vista a enorme quantidade de energia gasta para mantê-las acesas, geladas ou quentes, 24 horas por dia.

7 – Cemitério da Guerra (Asmara, Eritreia)

trucksEm Asmara, uma importante cidade da Eritreia, existe um enorme Cemitério de restos de tanques militares, veículos blindados e outras relíquias da guerra, capturados pelo exército da Eritreia ou deixados para trás pelos Dergue da Etiópia enquanto estavam evacuando.

“Nós mantemos este local como uma lembrança”, diz Peter do Departamento de Turismo. Caminhamos pela massa de veículos, tanques e pentes de munição vazios, a maior parte de origem russa. Em um país comum, este seria o paraíso dos comerciantes de ferro-velho, mas na Eritreia, os destroços permanecem como um símbolo de orgulho e vitória sobre a Etiópia.

8 – Cemitério de carros soviéticos (Rússia)

sovietcar

Este é o Cemitério de Carros Soviéticos. A maior parte desses carros são muito difícieis de se ver nas ruas da Rússia atualmente e foram objeto de desejo para algumas gerações soviéticas atrás, uma vez que quase todos eram privados do direito de ter um carro. Agora eles permanecem lá como um monumento silencioso da distante era soviética e seu estilo de vida. Talvez em alguns desses carros Stálin ou Brejnev tenham dirigido pelas ruas de Moscou.

Fonte: Oddee

Anúncios

9 Comentários

  1. Muito boa matéria. Parabéns. Gustavo.

  2. Vlw, Gustavo. Preciso de incentivos assim.

  3. Poutzz
    Sensacional!

  4. cemiterio do arsenal dos USA no Iraque

  5. quem déra eu podesse ter um carro desses, seria um prazer enorme, só de pensar que um carro como esses aí poderia ter sido até de Lenin, quem sábe.

  6. gostei muito desta materia publicada sobre semiterios em completo abandono, tantas forão as belesas ixibidas em um martiri de loxurias glamures, outros por dores inesprimiveis, forão tantas não vontades proprias de estar sentado em um daqueles kok pit, forão muitas as lagrimas de mães de filhos que ali estavão sem saber o porque de estar ali sentado em um kok pit, em um kok pit com o nome de patriotismo.,!

  7. oi, tudo bem? eu gostaria de ter um carro 4×4 para andar em terrenor defices.

  8. Muito bom o material sobre remanescentes de guerra da Eritréia.
    Gostaria de saber se existe algum registro sobre restos de veículos
    militares italianos da 2a. GUERRA MUNDIAL. NASCI NA ERITRÉIA,
    ESTOU FAZENDO PLANOS PARA VISITAR MINHA TERRA NATAL.

  9. Oi, Romano! Posso fazer uma pesquisa sobre veículos militares italianos da segunda guerra. Obrigado pelo incentivo! E visite sim sua terra natal. As raízes precisam ser irrigadas.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s