Fantásticas armas da Alemanha nazista

Durante os conflitos armados podemos observar um grande progresso tecnológico. A motivação extra de vencer e a pesquisa em algumas áreas trazem progresso extraordinário que levariam décadas para serem alcançados se o esforço de guerra não acontecesse. A Segunda Guerra Mundial não foi uma exceção. Alguns dos mais notórios progressos espaciais da década de 1960, russos e americanos, começaram com as pesquisas alemãs durante este conflito, por exemplo.

A maior parte de nós já assistiu programas de TV sobre as armas secretas nazistas que poderiam mudar o curso e o final da Segunda Guerra Mundial se elas tivessem sido usadas em outras épocas. Os alemães logo se assumiram como uma nação cientificamente superior, avançando significantemente na tecnologia militar usada nas primeiras fases do conflito. Então, Hitler, talvez achando que ele tivesse ganhado a guerra, começou a depositar pouca ênfase no desenvolvimento militar durante a guerra, o que foi crucial para sua derrota. Quando o vento soprou para outra direção, a Alemanha retomou sua pesquisa em busca de armas altamente sofisticadas, em um ato desesperado na tentativa de fazer o destino virar a seu favor.

Estas armas extraordinárias ou, em alemão, “wunderwaffe”, vieram tarde demais para o cenário de guerra. Mas, e se elas tivessem vindo um pouco antes?

WunderWaffe 1 – Visão de Vampiro

Sturmgewehr 44

O Sturmgewehr 44 foi o primeiro rifle de ataque, similar aos modernos M-16 e Kalashnikov AK-47. O ZG 1229, também conhecido pelo codinome Vampiro, podia ser usado pelos atiradores de elite à noite por causa de sua visão infra-vermelha. Foi utilizado nos últimos meses da guerra.

WunderWaffe 2 – Tanque Super Pesado

Panzerkampfwagen VIII Maus

Os engenheiros alemães trabalharam em muitos desenhos de tanques super pesados e o Panzerkampfwagen VIII Maus foi o modelo mais pesado a ser construído como um protótipo durante a guerra. O peso desse tanque era de 180 toneladas aproximadamente.

Panzerkampfwagen Bear

A versão Bear, com 1500 toneladas, levava 2 canhões de 800mm e 2 de 150mm auxiliares em torres rotatórias que ficavam em seus lados. Para locomover essa estrutura gigante, 4 motores a diesel de submarinos da classe U eram necessários.

WunderWaffe 3 – O primeiro míssil de cruzeiro do mundo

Bomba-foguete V-1

Propulsionada por um turbo-jato, a V-1 começou a ser lançada logo após o Dia D – 13 de Junho de 1944.

WunderWaffe 4 – O primeiro míssil balístico intercontinental

Bomba-foguete V-2

Depois da V-1, a V-2 foi o primeiro objeto feito pelo homem a alcançar vôo espacial sub-orbital. Viajando à velocidade de 4.000 km/h, era impossível de ser interceptado e podia alcançar seu alvo mais rápido que a velocidade do som.

Os foguetes V-2 tinham um elevado nível de sofisticação para aquela época, e isso se tornou caro em comparação com o poder de destruição de suas pequenas e convencionais ogivas. Eles eram lançados de estações móveis e liberavam medo e pânico entre a população de Londres quando era usado contra civis.

Aproximadamente 3.000 V-2 foram lançados contra os Aliados, matando aproximadamente  7.000 civis e militares, e logo quando as forças do Reich foram obrigadas a recuar para trás do alcance dessas armas, elas pararam de ser lançadas. Se as forças alemãs tivessem mais tempo, o curso da guerra poderia ter sido diferente, porque o seu programa militar incluía ogivas nucleares (em desenvolvimento) ou químicas e biológicas, que nunca foram utilizadas.

WunderWaffe 5 – O avião a jato

Messerschmitt Me-262

A aplicabilidade do turbo-jato para um avião militar também foi um dos diversos meios utilizados pela máquina militar alemã. Os engenheiros desenharam o modelo e o protótipo; e eles criaram condições colocá-lo em serviço antes do fim da guerra. Mas o número dessas armas não foi suficiente para mudar o curso do conflito em favor da Alemanha.

Messerschmitt Me-163

O Messerschmitt Me 262 era incrivelmente avançado, embora não tenha sido forçosamente desenvolvido para ser usado em combate. Apesar disso, Me262 reclamou mais de 500 vitórias, e 100 aeronaves alemãs foram perdidas.

Ta-183

O Ta-183 foi projetado para suceder o Me-262 e foi testado em túneis de vento no fim do conflito.

Mikoyan-Gurevich MiG-15

Curiosamente, anos mais tarde, os soviéticos projetaram um versátil caça de combate, o temível MIG-15, cujas semelhanças com o protótipo alemão são evidentes. Mesmo esta informação era contradita pelo regime soviético.

WunderWaffe 6 – Bombardeiro Sub-orbital

Silbervogel

O Silbervogel, ou “pássaro de prata”, era um bombardeiro tático sub-orbital propelido por foguetes. Foi testado em túneis de vento, mas nenhum protótipo foi construído. Mesmo assim, foi um enorme avanço em termos de engenharia e visão do futuro, predizendo uma linha inteira de naves espaciais, como o Ônibus Espacial. Os cientistas alemães acreditavam que o Sibervogel poderia atravessar o Atlântico e alcançar o continente americano, carregado com 4000 kg. O vôo seria feito sem escalas, pousando no território japonês no Pacífico.

WunderWaffe 7 – Asa Voadora

Horten H1

A asa voadora é uma nave espacial de asa fixa que não tem fuselagem. Todos os equipamentos e a tripulação são colocados dentro da estrutura interna da asa. Teoricamente, a “asa” é o avião mais eficiente com relação à aerodinâmica e peso estrutural, principalmente por causa da ausência de qualquer componente externo e a elevada força da estrutura. Entretanto, como foi provado no decorrer dos anos, a complexidade e os custos dessa configuração são enormes, permitindo uma aplicabilidade muito baixa na moderna aeronáutica civil. O Horten H1 voou pela primeira vez em 1944. Após a guerra, houve muitos outros protótipos baseados na investigação alemã.

Muitas outras fantásticas armas foram produzidas e testadas num esforço de tomar vantagem militar: o moderno helicóptero, o canhão solar (que convergiria os raios solares para derreter aviões), máquinas Vortex (desenhadas para criar tornados artificiais) ou os canhões de ar (os quais criariam condições atmosféricas impossíveis para os aviões Aliados).

Fonte: Obviousmag.org

Anúncios

1 Comentário

  1. Esses projetos são verdadeiros mesmo?Por que é difícil acreditar neles são surreais,os Alemães eram incrivelmente inteligentes os aliados surrupiaram todas essas idéias pricipalmente os projetos de Jatos.


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s